Social Icons

Possível tema da Redação Unesp 2017

Nas últimas propostas de Redação da Unesp, é possível observar a predominância de temas com ampla repercussão e/ou discussão social no Brasil. Hoje, apresento um possível tema a ser cobrado na Unesp 2017 (verão): Zika Vírus.

Segundo análise das propostas de Redação dos vestibulares recentes da Unesp, é possível perceber a recorrência de temas de relevância e polêmica social. Assim, podemos observar várias semelhanças e fazer diferentes conclusões em relação aos últimos temas, apresentados abaixo:

1) O conceito de família proposto pelo Estatuto da Família: discriminação contra outros arranjos familiares? (Inverno/2016)

2) Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização? (Verão/2016)

3) A redução da maioridade penal contribuirá para a diminuição da criminalidade no Brasil? (Inverno/ 2015)

4) O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil (Verão/2015)

5) A tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra mulheres (Inverno/2014)


Análises

Com exceção do segundo tema, que trabalha uma vertente do comportamento humano na atualidade, as demais formulações acima abordam polêmicas discutidas na sociedade brasileira nos últimos tempos (1 e 3) e, nas demais, outros assuntos recorrentes e percebidos de modo histórico e cultural na constituição social do Brasil (4 e 5). Com isso, é possível pressupor a forte tendência a propostas que estejam presentes na sociedade brasileira.

É interessante, também, observar as três interrogativas que marcam as formulações temáticas das três propostas mais recentes (1,2 e 3), levando o candidato a um posicionamento mais objetivo e direcionado pelo exame. Nas temáticas não interrogativas, o vestibulando tem uma abrangência maior na escolha e formulação da tese. Por isso, o estudante deve atentar-se para não fugir do tema proposto.

Ainda, na primeira e terceira propostas (1 e 3), observamos discussões localizadas em um determinado tempo na sociedade que, por sua vez, não é muito distante da data do vestibular. Sendo assim, é possível inferir um possível tema muito discutido nos últimos tempos na sociedade brasileira e que pode aparecer na Redação 2017:

Zika: os problemas da epidemia viral na sociedade brasileira

Esse tema tem uma abordagem interdisciplinar e atinge muitos setores da sociedade. Algumas possibilidades de produção textual para o tópico Zika Vírus são: questão da saúde pública, políticas públicas: ações governamentais de combate à doença, análises de doenças virais (biologia), causas e consequências da doença na sociedade e outras abordagens possíveis.

Cabe ao candidato escolher uma estratégia argumentativa: "como vou "entrar" no tema?"

Quer saber mais informações sobre o tema? Seguem links abaixo:

http://temas.folha.uol.com.br/aedes/zika/o-virus.shtml

http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/Maria%20do%20Carmo%20Camis%20-%20CVE.pdf


Professora Marilisa Cardoso