Social Icons

Gêneros e Tipologias Textuais

 É importante entender a diferença entre gêneros textuais e tipologias textuais para análise estrutural e de conteúdo do texto. Apresentamos este post com base nas distinções teóricas de MARCUSCHI (2002:22).



















Como pode cair no ENEM?


Fonte: http://www.feiradecursos.ufpr.br/quest.html. Acesso em 14 de julho de 2016.

Esse é o gênero tirinha em que há uma sequência de quadros que constroem introdução, desenvolvimento e conclusão. Há, também uma relação entre a linguagem verbal e não-verbal na construção do gênero. A função da tira é criar humor através de crítica sobre situações diversas e cotidianas e comportamentais que envolvem fatores históricos e sociais.

Na tira acima, de Calvin e Haroldo, há predominância da tipologia argumentativa a fim de convencer a professora, por meio de argumentos, de que ele deve ir ao parque em vez de assistir à aula. Também há a tipologia expositiva envolvida nos dados que ele usa para construir a sua argumentação, por exemplo na proposição da célebre frase "se os ignorantes é que são felizes", em que parte seu raciocínio lógico para atingir seu objetivo.

Fonte bibliográfica:
MARCUSCHI, Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva et alii. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

Marilisa Cardoso