Gramática e ENEM: conceitos, questões e análise

Analisaremos duas questões do ENEM que são exemplos da relação entre o conceito gramatical e sua função no texto.

Estudando as questões do Enem e vestibulares, é possível perceber que não solicitam mais a antiga decoreba da gramática, mas a análise gramatical dentro de um contexto de produção!

Isso acontece, pois a norma padrão da língua será avaliada em seu uso e aplicação no texto, ou seja, na linguística textual e na produção de texto! 

Vamos para a prática?

ENEM 2014 - Questão 119


Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br. Acesso em: 21 set. 2011.

Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

A) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.
B) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.
C) retomada do substantivo "mãe", que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.
D) utilização da forma pronominal "la", que reflete um tratamento formal do filho em relação à "mãe".
E) repetição da forma verbal "é", que reforça a relação de adição existente entre as orações.

O que seria o recurso morfossintático? 

A morfossintaxe estuda, juntamente, a classe gramatical das palavras e a função delas em determinado contexto de uso ou efeito de sentido. Na questão, o que se pede, é a relação recurso morfossintático e efeito de humor indicado.


Nas alternativas, é possível observar os recursos morfossintáticos relacionados a alguns efeitos de sentido. Cabe ao leitor 

1) Primeiramente,  entender as relações de sentido que se estabelecem nos elementos do texto. Ou seja, relação de proximidade entre mãe e preguiça.
2) identificar os recursos morfossintáticos citados em cada alternativa e verificar se eles estão presentes no texto;
3) verificar se a relação estabelecida nas alternativas está condizente com o efeito de humor exigido no comando.

Fazendo uma comparação entre questões...

ENEM 2011 - Questão 132




O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois

A) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.
B) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
C) gera inadequação na concordância com o verbo.
D) gera ambiguidade na leitura do texto.
E) apresenta dupla marcação de sujeito.

Diferentemente da questão anterior, o comando da questão já fornece o efeito de humor existente na tira. O que se exige do candidato é o estabelecimento de relação entre a inadequação do uso do pronome e a norma padrão da língua.

Pergunta que o candidato precisa saber nesta questão: Por que a expressão "arrasar eles" está incorreta, segundo as regras gramaticais?

Concluindo...

Sobre a Gramática, nessas questões, observamos que houve aproximação da Sintaxe e da Semântica. A primeira ocupando-se das regras, estrutura e formas da construção textual e a segunda tratando do significado delas no contexto de produção de sentido. Respostas: 119: A e 132: B.
Marilisa Cardoso