Efeito de sentido nos textos: humor

A análise dos efeitos de sentido do texto é recorrente em exames e vestibulares. Os efeitos de sentido se manifestam e são solicitados de diferentes formas, exigindo diversas competências do leitor. Hoje, abordarei apenas o humor. Vamos ver na prática como ele se apresenta? Quero ver você tirar 10 no Simulado Enem ao final deste post!


Humor, crítica e reflexão são palavras que estão relacionadas ao efeito de sentido de um texto. Geralmente, presente nos gêneros textuais como cartuns, charge, tiras e piadas, o humor apresenta crítica e a reflexão por meio de ironias e outros recursos expressivos, ou mesmo pelo uso de produções linguísticas presentes na dinâmica social. Os produtores, autores e cartunistas contribuem com produções que refletem a realidade que vivemos e têm como matéria-prima os comportamentos sociais, a política, o esporte, a cultura e outros temas que estejam em foco na mídia e na sociedade. 

Do ponto de vista do leitor, exige-se uma maturidade interpretativa que vai sendo adquirida ao longo da vida, dependendo das leituras que o indivíduo faz. Uma criança, por exemplo, geralmente não consegue entender o humor de uma piada. Não percebe metáforas, ambiguidades (duplo sentido) e outras conotações presentes. 

Espera-se que os estudantes formados no Ensino Médio tenham essa maturidade e consigam perceber o jogo de palavras e suas influências no meio social em que estão inseridos. 

Por isso, estar sempre antenado com as principais polêmicas sociais e informado sobre diferentes pontos de vista de fontes reconhecidas, ajuda na hora de refletir sobre os temas propostos na prova.

Vamos ver alguns exemplos na prática?

Questão 133 - Enem 2015 2a. Aplicação - Caderno Cinza





Considerando que a internet influencia os modos de comunicação contemporânea, a charge faz uma crítica ao uso vicioso dessa tecnologia, pois

A) gera diminuição no tempo de descanso, substituído pelo contato com outras pessoas.
B) propicia a continuação das atividades de trabalho, ainda que em ambiente doméstico.
C) promove o distanciamento nos relacionamentos, mesmo entre pessoas próximas fisicamente.
D) tem impacto negativo no tempo disponível para o lazer do casal.
E) implica a adoção de atitudes agressivas entre os membros de uma mesma família.

Resposta correta: C


Questão 124 - Enem 2016 - Caderno Amarelo

O humor e a língua

Há algum tempo, venho estudando as piadas, com ênfase em sua constituição linguística. Por isso, embora a afirmação a seguir possa parecer surpreendente, creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro. Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista: sexualidade, etnia/raça e outras diferenças, instituições (igreja, escola, casamento, política), morte, tudo isso está sempre presente nas piadas que circulam anonimamente e que são ouvidas e contadas por todo mundo em todo o mundo. Os antropólogos ainda não prestaram a devida atenção a esse material, que poderia substituir com vantagem muitas entrevistas e pesquisas participantes. Saberemos mais a quantas andam o machismo e o racismo, por exemplo, se pesquisarmos uma coleção de piadas do que qualquer outro corpus. 

POSSENTI, S. Ciência Hoje, n. 176, out. 2001 (adaptado). 

A piada é um gênero textual que figura entra os mais  recorrentes na cultura brasileira, sobretudo na tradição oral. Nessa reflexão, a piada é enfatizada em 

A) sua função humorística.
B) sua ocorrência universal.
C) sua diversidade temática.
D) seu papel como veículo de preconceitos.
E) seu potencial como objeto de investigação.

Resposta correta: E

Questão 41 - Enem 2017 - Caderno Amarelo


Segundo Quadro

Uma sala da prefeitura. O ambiente é modesto. Durante a mutação, ouve-se um dobrado e vivas a Odorico, “viva o prefeito!, etc. Estão em cena Dorotéa, Juju, Dirceu, Dulcinéa, Vigário e Odorico. Este ultimo, à janela, discursa.

ODORICO – Povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu. (Aplausos vêm de fora.)

ODORICO – Eu prometi que o meu primeiro ato como prefeito seria ordenar a construção do cemitério. (Aplausos, aos quais se incorporam as personagens em cena.)

ODORICO – (Continuando o discurso) Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafrentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e  cheirosa de Sucupira. E, quem votou em mim, basta dizer isso ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido.


GOMES, D. O bem amado. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.

O gênero peça teatral tem o entretenimento como uma de suas funções. Outra função relevante do gênero, explícita nesse trecho de O bem amado, é

A) criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas.
B) denunciar a escassez de recursos públicos nas prefeituras do interior.
C) censurar a falta de domínio da língua padrão em eventos sociais.
D) despertar a preocupação da plateia com a expectativa de vida dos cidadãos.
E) questionar o apoio irrestrito de agentes públicos aos gestores governamentais.

Resposta Correta: A

Para fim de conversa sobre o tema...

Sírio Possenti, estudioso de nossa língua, já nos dá grande contribuição sobre o tema "O humor e a língua" na questão 124, acima! Além disso, no Enem, a habilidade de interpretar as causas e consequências do tom humorístico aparece nas mais diferentes manifestações da linguagem: textos literários de diferentes gêneros, como a comédia teatral, por exemplo; cartuns, charges e tirinhas; piadas, entre outros. 

Em linhas gerais, o candidato deve perceber e ler atentamente o comando para adequar a alternativa ao que se pede, fazendo uma relação adequada com o texto.

O que se pode perceber em muitas das questões com essa competência, é que a palavra crítica, aparece em muitas delas, seja no comando ou na alternativa. Você também percebeu? É importante que o estudante esteja atento! Fique ligado!

Nós preparamos 5 perguntas sobre esse tema para você gabaritar no nosso Simulado ENEM! Clique aqui e tire 10!!

Quem gosta deste post, também curte o "Expressões da linguagem: texto verbal e texto não verbal". Confira!

Marilisa Cardoso