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Efeito de sentido nos textos: humor

A análise dos efeitos de sentido do texto é recorrente em exames e vestibulares. Os efeitos de sentido se manifestam e são solicitados de diferentes formas, exigindo diversas competências do leitor. Hoje, abordarei apenas o humor. Vamos ver na prática como ele se apresenta?


Humor, crítica e reflexão são palavras que estão relacionadas ao efeito de sentido. Junto a elas, temos ironia, polissemia, metáforas e outras que merecem aprofundamento em um próximo artigo. 

As questões de exames e vestibulares exigem a mobilização de competências e habilidades, então não é possível separá-las em grupos fechados de conteúdos. No entanto, observei que algumas exigências se repetem no processo interpretativo das questões. Apresento, agora, algumas questões do Enem, a modo de exemplo, que abordam o efeito de sentido do humor no texto.

Geralmente, presente nos gêneros textuais como cartuns, tiras e piadas, o humor apresenta crítica e a reflexão por meio de ironias e outras figuras de linguagem, ou mesmo pelo uso de produções linguísticas presentes na dinâmica social. Os produtores, autores e cartunistas contribuem com produções que refletem a realidade que vivemos e têm como matéria-prima os comportamentos humanos, produções linguísticas; sociedade, política, esporte, cultura e outros temas que estejam em foco na mídia e na sociedade. 

Do ponto de vista do leitor, exige-se uma maturidade interpretativa que vai sendo adquirida ao longo da vida, dependendo das leituras que o indivíduo faz. Uma criança, por exemplo, não consegue, muitas vezes, entender o humor de uma piada. Não percebe metáforas, ambiguidades (duplo sentido) e outras figuras presentes. 

Espera-se que os estudantes formados no Ensino Médio tenham essa maturidade e consigam perceber o jogo de palavras e suas influências no meio social em que estão inseridos. Por isso, estar sempre antenado com as principais polêmicas sociais e informado sobre diferentes pontos de vista de fontes reconhecidas, ajuda na hora de refletir sobre os temas propostos na prova.

Vamos ver alguns exemplos na prática?


QUESTÃO 131 - Enem 2013 - Caderno azul


CURY, C. Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude

A) crítica, expressa pelas ironias.
B) resignada, expressa pelas enumerações.
C) indignada, expressa pelos discursos diretos.
D) agressiva, expressa pela contra-argumentação.
E) alienada, expressa pela negação da realidade.

Questão 132 - Enem 2013 (Caderno azul)

Dúvida

Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda quando um bicho cruzou a frente do carro.
Um dos compadres falou:
— Passou um largato ali!
O outro perguntou:
— Lagarto ou largato?
O primeiro respondeu:
— Num sei não, o bicho passou muito rápido.
Piadas coloridas. Rio de Janeiro: Gênero, 2006.

Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens
A) reconhece a espécie do animal avistado.
B) tem dúvida sobre a pronúncia do nome do réptil.
C) desconsidera o conteúdo linguístico da pergunta.
D) constata o fato de um bicho cruzar a frente do carro.
E)apresenta duas possibilidades de sentido para a mesma palavra.

Questão 110 - Enem 2013 - Caderno Azul




O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

A) opressão das minorias sociais.
B) carência de recursos tecnológicos.
C) falta de liberdade de expressão.
D) defesa da qualificação profissional.
E) reação ao controle do pensamento coletivo.

Concluindo...

Em linhas gerais, o candidato deve perceber a causa do humor no texto, tendo em vista as especificidades apresentadas na questão. Ou, pedirá que o candidato mobilize seus conhecimentos de mundo para conseguir interpretar o conteúdo artístico e/ou linguístico dos textos, cartuns ou tiras.

As produções de humor são um campo rico para análise e reflexão da língua, por representarem o pensamento crítico e reflexivo das práticas sociais. Por isso, merecem atenção no estudo. Geralmente presente em jornais, o aluno pode ler tiras, cartuns e piadas e relacioná-las com a realidade dos acontecimentos. Desse modo, a prática leitora formará o cidadão crítico e reflexivo que o exame pretende avaliar. 

Escrito por Marilisa Cardoso