Social Icons

Estudar é dialogar




Já dizia Sócrates, o filósofo, que estudar é dialogar. Aprendi isso na prática. Aprendi também que para ensinar é preciso aprender. Logo, se quer aprender, saiba ensinar o outro.






Minha prática pedagógica na Tutorial Estudos mostra que os alunos não têm dificuldades para aprender. Eles acreditam que têm dificuldades, é diferente. Eu mostro o contrário. Mostro que podem aprender e conseguem aprender se assim quiserem. E eles querem. Basta um pouco de disciplina de estudos. Basta perceberem que estudar pode ser divertido e libertador. Basta perceberem que no conhecimento está a chave para a ideia, para o pensamento e ação.

Se estudar é dialogar, eu dialogo com meus alunos. Questiono-os. Faço-os pensarem nas possibilidades. Dou-lhes espaço para arriscar e ousar. Estudar é dinâmico, eu sei. Não há receita. Não há dica que faça um milagre. Há a vontade de aprender e amor em estudar e ensinar.

Os conteúdos estão aí, abertos a todos. É preciso socializar, interagir. Torná-los dinâmicos como o mundo. Foi isso que percebi e coloquei em prática. Estudar é colocar energia no conhecimento. Ter fome de aprender! Sim. Ter fome de saber. Aí, tudo começa a fazer sentido!

E você, o que aprendeu hoje?

Marilisa C. Bernardi