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Texto e discurso



"Cada enunciado é pleno de ecos e reverberações de outros enunciados, com os quais se relaciona pela comunhão da esfera da comunicação verbal."
Mikhail Bakhtin




É frequente encontrarmos questões que abordam o tema texto & discurso em provas e exames. Muitos são os autores que dissertam sobre o assunto. Não cabe aqui, fazermos grandes explicações sobre estes conceitos, mas ver como eles são apresentados na prática e como são exigidos em exames, vestibulares e concursos, pois o que vai ser exigido de você, candidato, não é o conceito em si, mas como ele se faz presente na prática comunicativa.

Sabendo que texto é uma estrutura global que caracteriza o discurso interno, observe a imagem abaixo que  bem apresenta a relação texto/discurso:

Pensando nisso, vamos analisar o texto abaixo:






Como vimos no artigo Expressões da linguagem: texto verbal e não verbal, observamos que o texto acima é misto. Possui linguagem verbal e não verbal.

Nenhum texto é neutro, despretensioso. Somente a fala não é necessária para a produção de sentido do texto. Todo texto está carregado de intenções, significados, explícitos e implícitos e ideologia, que dependem, impreterivelmente, do contexto em que foi produzido.

Voltando ao tema da leitura e compreensão, um conjunto de fatores é necessário para entender a charge, cujo objetivo é criar humor e divertir. Este conjunto de fatores depende, como já falei em outros artigos, do conhecimento prévio do candidato, mas seguem algumas considerações da autora deste artigo.

Considerações para a leitura da imagem:

  1.  O partido dos tucanos (PSDB) faz parte da oposição, por isso um tucano com um bastão escondido.
  2.  Lula e Dilma Roussef são aliados em relação ao PAC (Programa de aceleração do crescimento).
  3.  Dilma é considerada a “mãe do PAC” por gerenciar o programa anunciado no segundo mandato do presidente Lula.
  4. Conta-se uma mentira: observado em 1º de abril X licença maternidade.

A situação em que o texto é produzido é chamada de contexto discursivo.

Discurso envolve estrutura e escolhas linguísticas que orientam o falante ou autor no momento da produção textual. É a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo.

Intertexto e interdiscurso


Observe o artigo de opinião do jornal O Estado de São Paulo:

No PAC, os atrasos continuam

     A presidente Dilma Rousseff continua falando sobre planejamento e investimento como se os governos do PT, instalados em Brasília há dez anos e sete meses, tivessem exibido excelente desempenho nesses dois quesitos. Bem ao contrário, nunca foram além do falatório, como demonstra o fiasco do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).[...] Também nesse caso faltou competência para planejar, desenhar projetos e conduzir a execução. Isso explica a maior parte dos fiascos acumulados tanto no PAC como em outras ações de responsabilidade federal. O governo falha na condução dos projetos vinculados ao Orçamento e na avaliação e acompanhamento das obras atribuídas a empresas, sejam estatais ou privadas. [...]

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,no-pac-os-atrasos-continuam-,1060716,0.htm. Acesso em 07/08/2013.






Que relação pode ser estabelecida entre o artigo de opinião e as charges acima?

A relação de intertextualidade e interdiscursividade. Os dois textos falam, conversam entre si: política, crítica negativa ao PAC, enfim. Apresentam o mesmo contexto discursivo: situação de produção, ideologia, finalidades, significados assumidos historicamente, entre outros. Observe que os gêneros textuais são diferentes.

Veja outro exemplo de intertextualidade explícita, com gêneros textuais iguais:




No caso dos textos acima, em que um texto cita o outro, geralmente com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas ideias, temos a chamada paródia.

Concluindo

Você pôde perceber como o conhecimento de temas diversos que permeiam a sociedade, como política, economia e governo, por exemplo, são importantes para entender e interpretar o texto, interagindo e fazendo inferências durante a leitura. 

Mais uma vez, como pôde perceber na prática, o conhecimento de mundo rege a leitura e interpretação do leitor em uma atividade como essa. De nada adianta saber o conteúdo teórico - o que é texto e o que é discurso - se não tiver conhecimento do contexto a que o texto se insere. Cabe a você, caro leitor, estar atento ao que de importante acontece no país e no mundo!

Marilisa Cardoso