Social Icons

Relacionar textos





"Relacionando os textos, pode-se concluir que...". É muito comum encontrarmos questões como essa. Por isso, você verá, de maneira clara e objetiva, como a operação RELACIONAR é comumente exigida e o que fazer para acertar a questão.


Sempre que pensamos em relação, pensamos em dois lados, certo? Pois bem, muitas vezes as questões exigem que se relacionem dois fatores em um texto ou que dois textos sejam relacionados encontrando um mesmo fator.

Com os estudantes, peço sempre que leiam atentamente à pergunta, pois é dela que se extrai a resposta (parece óbvio, mas muitos se concentram apenas na relação do texto e das possíveis respostas sem se atentarem aos detalhes da questão). E cada palavra-chave, cada termo, cada verbo conta para isso. 


Se pegarmos os livros sobre competências e habilidades, teremos que relacionar dois ou mais textos equivale a estabelecer conexões e analogias. Aproximar dois ou mais elementos, levando em conta algum tipo de critério. A operação de relacionar é sempre solicitada por meio de formulações como “relacione e conclua”; “relacione e explique”; “relacione e construa”, etc.
CEREJA, W.; CLETO, C.; COCHAR, T. Interpretação de textos. São Paulo: Saraiva, 2012.

Quanto mais leituras significativas faz, mais crítico torna-se e forma-se o leitor, e mais fácil será atingir esta competência. 

Vamos para a prática?

Leia a questão abaixo:

Questão do Enem 2009


Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.
Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (…) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.

(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)

As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que inspiraram muitos artistas ao longo de nossa história. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no texto de Portinari é


Alternativas de questão do Enem sobre Portinari

Respondendo...

Você deve observar a relação entre o texto e as imagens de cada alternativa. Por meio de identificação de elementos do texto como “pés disformes”, “confundiam-se com as pedras e espinhos”, “pés sofridos… sobre a terra”, “Agarrados ao solo”, é possível que tenha observado qual imagem possui essas características e encontrado a que melhor caracteriza a crítica social contida no texto de Portinari, que aqui no caso é a letra E.

Para praticar mais...

As questões abaixo, do Enem, exigem que o candidato entenda o texto e estabeleça uma relação correta com uma das alternativas apresentadas.

Questão 106 (Enem 2013 - Caderno azul)

O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que“a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação — essencialmente a internet e os meios de comunicação — porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.

Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).

Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que 

A) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.

B) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.

C) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.

D) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.

E) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.


Questão 108 (Enem 2013) - Caderno Azul

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal
e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como
marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 

Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com
hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que 

A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
B)a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de
alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
E) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.


Concluindo

A relação é um processo complexo que exige o envolvimento de dois ou mais elementos. Geralmente, as questões direcionam a operação relacionar, pedindo o que deve ser relacionado e como deve acontecer esta relação.



Marilisa Cardoso

As respostas para essas duas questões, a 106 e a 108 (2013) estão disponíveis ao final do texto Comparação entre textos. Leia e confira!


Texto reformulado e e revisado em 23/03/2015