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Observação, identificação e análise textual






Falando sobre competências e habilidades em exames e provas, o artigo de hoje apresenta na prática textos e atividades que exigem  observação, identificação e análise.






Observar, identificar e analisar são ações que fazemos corriqueiramente e nem sequer percebemos. Esses processos são, muitas vezes, inconscientes, mas diante de uma avaliação, costumamos executá-los de maneira consciente, atenta e com um objetivo: acertar a questão.

A seguir, veremos uma atividade prática que aborda essas ações. Todas as questões apresentadas abaixo, guiarão o seu processo de observação, identificação e análise. Tente perceber como você executa esses diferentes processos durante a atividade proposta.

Colocando em prática

Observe a imagem por alguns minutos e enumere alguns elementos presentes.


Aula 7_foto


Exemplos:


  • Cenário: Brasília
  • Tronco da árvore: parlamentares disfarçados
  • Folhas da árvore: dinheiro
  • Botânica: Nome científico de árvores


Qual o gênero discursivo do texto acima?


Cartum: desenho que satiriza comportamentos humanos, geralmente publicados em jornais e revistas, promove a reflexão crítica por meio do humor.

A identificação de elementos extralinguísticos que definem o contexto específico de um texto é o ponto de partida para a reflexão. Você deverá reconhecer características estruturais de um determinado gênero discursivo.

O texto de linguagem mista, acima, tem similaridade com qual outro gênero discursivo?

O verbete (de dicionário ou enciclopédia). Ligado à botânica: nome científico de de árvores e plantas.

Por que a escolha do nome da árvore é muito importante?

Fraudulência relaciona-se à fraude. Como ela representa a fauna brasiliense, é pelo nome que o leitor vai identificar a função crítica do texto.

Como as imagens ajudam o leitor a entender o sentido do nome escolhido pelo cartunista?

Pelos elementos identificados anteriormente e pela relação deles com o contexto da política brasileira. Um comportamento associado ao governo federal: fincada no Planalto Central.

Observe o nome em latim (Vegetale Corruptus) e a identificação da família a que pertence essa árvore (Maracutaias). 

O que teria levado o autor do cartum a escolher esses nomes?

Todos os nomes estão relacionados ao contexto da política nacional brasileira: fraude, corrupção e maracutaia. Há uma relação “criativa” entre botânica (nomes científicos), política (parlamentares corruptos) e região do Brasil (Brasília).

Concluindo


Observar é perceber, notar, considerar, verificar algo.

Identificar é reconhecer dados ou distinguir traços característicos de um elemento no texto.

Analisar é decompor, detalhar em algumas partes, identificando seus componentes fundamentais, examinar as relações que eles têm entre si e evidenciar de que modo essas relações constroem o sentido do texto.

Tudo o que fizemos na atividade acima!