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Tutorial: Encontre justificativas para eliminar alternativas




Sobre os procedimentos de leitura para questões de múltipla escolha, propomos, neste artigo, um modo atento e reflexivo de ler as alternativas, buscando justificativas para eliminá-las ou não.






Muitas vezes, o candidato não faz uma leitura atenta das alternativas em questões de múltipla escolha e pode errar a questão por pura desatenção! E quem já se viu na situação de ficar entre as duas alternativas e escolher a incorreta por não observar uma palavra ou expressão inadequadas?

No artigo de hoje, vamos propor uma leitura que encontre justificativas para eliminar as alternativas erradas em provas e exames de múltipla escolha. Tenho por certo que você, estudante, já tenha os conhecimentos prévios dos conteúdos exigidos em exames, vestibulares e concursos, pois não abordarei o conteúdo teórico da questão, mas o que se relaciona aos processos de leitura referentes a ela.

Proponho, antes, analisarmos uma questão do Enem 2011, de modo a seguir as orientações de leitura do artigo Tutorial: Leia rapidamente a questão e as alternativas


Aprendendo na prática

  • Começando a ler a questão pelo comando:

QUESTÃO 116 (Enem 2011)


Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina porque o autor do texto prioriza

Observação: ficou com dúvida sobre o que é função referencial da linguagem? A falta desse conhecimento não vai prejudicá-lo na resposta, caso tenha domínio das características do gênero notícia

  • Partindo para a leitura das alternativas:

a)  as suas opiniões, baseadas em fatos.
b)  os aspectos objetivos e precisos. 
c)  os elementos de persuasão do leitor. 
d)  os elementos estéticos na construção do texto. 
e)  os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.


Lendo o comando e as alternativas, observo que a questão avalia se o candidato tem o domínio das características do gênero notícia. Espero que você também tenha percebido isso! Novamente, partindo do pressuposto que você já saiba este conteúdo, vamos eliminar as alternativas erradas da seguinte maneira:

a) Incorreta: porque o autor do texto não prioriza as suas opiniões no gênero notícia.
b) Correta: porque o autor prioriza os aspectos objetivos e precisos no gênero notícia, uma vez que objetiva dar a informação de modo imparcial.
c) Incorreta: o autor não prioriza os elementos de persuasão do leitor, uma vez que o leitor não participa da produção da notícia.
d) Incorreta: o autora prioriza os elementos formais na construção do texto, sendo que os elementos estéticos estão relacionados ao textos literários.
e) Incorreta: o autor prioriza os aspectos objetivos de uma pesquisa, buscando dados reais. 

Os aspectos subjetivos da pesquisa podem estar relacionados a opiniões, críticas ou textos literários criados a partir da notícia, por exemplo. Se o candidato ficou entre as alternativas b e e, é porque não tem o conhecimento prévio de que o gênero notícia prioriza os aspectos objetivos e precisos, fundamental para exames como o Enem. 

Para um leitor atento, ainda que esteja com dúvidas, é possível perceber os aspectos objetivos do texto apenas pela leitura.

  • Observando a fonte

Época, Nº 623, 26 abr. 2010


  •  Lendo o texto

É água que não acaba mais

     Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. "Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos", diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Época, Nº 623, 26 abr. 2010.


Conclusão


Após a leitura do texto, pode-se confirmar que " a função referencial da linguagem predomina porque o autor do texto prioriza... os aspectos objetivos e precisos." Letra "b" é a correta. 


A questão apresentada neste artigo é de nível fácil, portanto, como vimos, para um candidato que tenha domínio do conteúdo, é possível chegar à alternativa correta apenas lendo o comando e as alternativas seguindo o tutorial deste post.


Resumindo


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Marilisa Cardoso