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Afinal, o que é leitura e compreensão de texto?


No primeiro artigo deste blog definirei o que entendo por leitura e compreensão de texto, de acordo com pesquisa bibliográfica feita por mim. 
Mas, afinal, o que é leitura? É importante ressaltar que entendemos a leitura como uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza, evidentemente, com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo (KOCH e ELIAS, 2006: 11).
Ao falar em leitura e compreensão, considero que a primeira pressupõe a segunda. A primeira trata da interação autor-texto-leitor. A segunda trata dos níveis dessa interação, que podem ser mais profundos ou mais superficiais, de acordo com os conhecimentos e experiências que o leitor possui. É no estabelecimento da interação com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade, que ocorre o processo de produção de sentido para o texto (op. cit.:  11).
Segundo MADRUGA (1999: 36-37), a compreensão consiste na construção de diferentes níveis de representação do texto ou discurso; os diferentes níveis envolvem diferenças na profundidade da compreensão, e essas diferenças estão intimamente relacionadas aos conhecimentos do sujeito e às inferências que ele realiza.
Então, concluindo, segundo GANDOLFI (2005), ler é compreender, e a compreensão supõe muito mais do que um mero reconhecimento e transferência de significados. A compreensão implica uma reconstrução diante da multiplicidade de informações que um texto oferece, na qual são postos em funcionamento diversos saberes e operações que possibilitam a obtenção, avaliação e emprego da informação textual segundo os objetivos de cada leitor.
Referências bibliográficas:
GANDOLFI, Giselda. Compreensão leitora: a compreensão como conteúdo de ensino. São Paulo: Moderna, 2005.
KOCH, I. G. V. e ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MADRUGA, J. A. G. et al. Comprensión lectora y memória operativa. Aspectos evolutivos e instruccionales. Barcelona: Paidós, 1999.